Coordenador : Luciana Cardoso de Castro Salgado
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389268.2199.244380.14022023
Departamento/Setor: TCC
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O Projeto #include tem como público alvo: - as alunas e professores(as) das escolas públicas da Educação Básica; - estudantes da UFF dos cursos das ciências exatas, da graduação e pós-graduação;
Local de atuação: - Salas de aula dos Colégios parceiros - Salas de aula do Instituto de Computação (UFF); - Auditório do Instituto de Computação (UFF); - Redes Sociais do Include Meninas UFF (Youtube, Facebook e Instagram)
Objetivo
Este projeto tem três objetivos principais: (1) despertar o interesse de meninas e mulheres das escolas públicas parceiras para o estudo da Computação; e (2) apoiar e empoderar as alunas da Universidade Federal Fluminense em seu desenvolvimento na área da Computação; (3) conscientizar estudantes e professores(as) sobre funcionamento cerebral, viés implícito e ameaça pelo estereótipo de modo a instrumentalizá-los para superar seus prejuízos. Temos como público alvo dos objetivos, as alunas e professores(as) das escolas públicas da Educação Básica, e as estudantes da UFF dos cursos das ciências exatas.
Resumo
Estudos demonstram o prejuízo que mulheres vêm sofrendo em diferentes aspectos da vida, desde a infância até a velhice, devido ao viés de gênero. Em função dos estereótipos culturais, meninas desde 6 anos já reconhecem homens como pessoas mais brilhantes que mulheres; meninos são mais confiantes na sua performance em matemática que meninas; e meninas de 4 anos já podem ter incorporado o estereótipo de que meninos são melhores em matemática. Assim, a representatividade na área das Exatas é extremamente afetada, independente de mulheres e homens serem igualmente capazes, embora saibamos que a diversidade torna os grupos mais eficientes e é vital para a evolução do conhecimento. Neste projeto destacamos a importância da diversidade de gêneros na Computação, uma vez que toda tecnologia é criada e usada por pessoas e deveria ter em seu núcleo de criação representantes de ambos os gêneros. Esse projeto quer, portanto, incentivar meninas e mulheres na Computação por meio de ações em parceria com escolas públicas de Niterói e com atividades para estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF). Adotaremos abordagem interdisciplinar focada no público feminino, principalmente, com rodas de conversa sobre o que é a Área da Computação, oportunidades de trabalho e oficinas de Computação nas escolas e visitas à UFF.